A conferência, cujo tema era "Quem fez a República", foi realizada pelo Dr. Alfredo Caldeira, director do arquivo da Fundação Mário Soares, que, conjuntamente com a Cultideias, organizou a exposição "5 de Outubro de 1910", inaugurada nesse dia (19 de Fevereiro) e patente na BPE até 31 de Março.
Narrou a história da implantação da república, considerando que esse acontecimento se deve à monarquia que já não conseguir responder às necessidades do país e aos republicanos, mais organizados e decididos. Situa o regicídio de D. Carlos no contexto nacional e internacional e descreve os acontecimentos sucedidos entre 2 e 5 de Outubro, culminando na implantação da República no dia 5. Regista a importância da Maçonaria e da Carbonária nestes acontecimentos. Relevando a importância que na I República foi dada à educação, considerou que houve quatro aspectos mal conseguidos que foram minando os ideais da I República:
- a relação com a Igreja
- a relação com o operariado
- a relação com as mulheres, a sua não integração na sociedade e impossibilidade de votar
- a I Grande Guerra Mundial.
A conferência contextualizou a exposição, que com os painéis cronológicos dos acontecimentos é enriquecida com documentos da época, como jornais, com as notícias das acções mais relevantes.
Reportagem realizada pela professora Isabel Fernandes.