Leal da Câmara entre amigos, Raul Brandão, Aquilino Ribeiro...
Enquanto decorre o World Press Cartoon 2010, vai estar patente, no Sintra Museu de Arte Moderna, uma retrospectiva da obra de Tomás Leal da Câmara, um dos autores mais marcantes do desenho de humor em Portugal. Leal da Câmara nasceu em 1876 em Pangim (Nova Goa) e dedicou a sua vida à arte e à caricatura. A sua carreira foi marcada pelo jornalismo gráfico, com uma prática sistemática de crítica da Monarquia, caricaturando ferozmente as figuras públicas do regime e o próprio Rei D. Carlos.
Uma selecção do espólio da Casa Museu Leal da Câmara em Sintra, composta por pintura, desenho, caricaturas e capas de publicações, vai poder ser vista a partir do dia 17 de Abril e até final de Outubro no Sintra Museu de Arte Moderna.
Este museu é dedicado a um dos maiores artistas plásticos portugueses de sempre, que viveu entre 1876 e 1948, apresentando aqui um vasto espólio da sua obra. No interior, há a exposição de várias peças de mobiliário, fotografias do artista português e tecidos com padrões desenhados e bordados por ele, entre outros objectos de arte. A destacar, também a biblioteca, onde se podem encontrar jornais em que o artista colaborava regularmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário