quinta-feira, 4 de março de 2010

Ana de Castro Osório e Laura Summavielle, duas republicanas, duas mulheres do Norte



A par da sua actividade como escritora, Ana de Castro Osório dirigiu um jornal: A Semeadora. Este era um jornal propriedade da Empresa de Propaganda Feminista e de Defesa dos Direitos da Mulher.
Nessa publicação referia-se a Cruzada das Mulheres Portuguesas, a Cruzada era uma associação de "cariz patriótico" que pretendia evitar as perturbações sociais que a participação de Portugal na I Guerra Mundial iria trazer para a vida das famílias portuguesas, dando assistência local a crianças e mulheres a fim de contribuir para o bem-estar "dos filhos da terra".
Tal como Ana de Castro Osório e tantas outras mulheres que vamos apresentar neste blogue, hoje falamos também de Laura Soares de Oliveira Summavielle, nascida em 1879, em Fafe, um membro activo da Cruzada, dirigente da Subcomissão de Fafe.
Casou com José Summavielle Soares, que proclamou, nas varandas do Paços do Concelho, a implantação da República nessa cidade do Norte.
Nos anos que se seguiram à implantação da República, sempre que se assinalava o 5 de Outubro, Laura Summavielle hasteava as bandeiras verdes e rubras na sacada de sua casa.
Foi uma das muitas mulheres que nunca deixou de exigir o seu direito de voto nas eleições presidenciais.
Laura Summavielle morreu em 1971, com 92 anos.

1 comentário: