O Hino Nacional, Sofie e Larah; Tomás Seatra, Ana Isabel Pires, Diogo Amaro, Rui Janela, Miguel Oliveira e Bruno Heliodoro
A PORTUGUESA
O Hino Nacional «A Portuguesa» nasceu como uma revolta ao Ultimato Inglês. O compositor Alfredo Keil estava tão irritado com aquela situação que fez uma espécie de marcha no piano, que vibrava toda a sua raiva contra os Ingleses.
Após ter feito aquela marcha foi a casa do poeta Henrique Lopes de Mendonça e pediu-lhe para fazer uma letra para aqueles acordes, que desse voz à revolta sentida. Quando o poema ficou concluído deram-lhe o nome de «A Portuguesa». As primeiras edições foram pagas pelos próprios autores. Foram tirados 12.000 exemplares, que esgotaram rapidamente.
«A Portuguesa» espalhou-se por todo o lado, em cafés, teatros, clubes...
Este hino fazia vibrar o nacionalismo do povo português.
Henrique Lopes de Mendonça
Henrique Lopes de Mendonça nasceu em Lisboa no dia 12 de Fevereiro de 1856.
A 27 de Outubro de 1871 entrou como aspirante na Armada Portuguesa, chegando a capitão-de-mar-e-guerra.
Foi professor na escola prática de Artilharia naval. Em 1884 iniciou a sua carreira de escritor e dramaturgo ao escrever a sua primeira peça intitulada “A Noiva”.
A sua segunda obra, “A Morta”, ganhou o prémio D. Luís I da Academia de Ciências de Lisboa. Por ocasião do Ultimato Inglês de 1890 escreveu para a música de Alfredo Keil a marcha “A Portuguesa “ que, em 1910, o Governo da República adoptou como Hino Nacional, trocando a palavra bretões por canhões.
Foi bibliotecário da Escola Naval e professor da cadeira de História na Escola de Belas-Artes de Lisboa. Em 1900 foi eleito membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa e veio a ser Presidente desta Instituição em 1915.
Fez parte da Comissão que foi nomeada pelo governo para, em 1916, propor as versões definitivas e oficiais para piano, canto, orquestra e banda do Hino Nacional. Em 1925 Integrou o grupo de fundadores da “Sociedade Portuguesa de Autores”.
Alfredo Keil
Alfredo Keil nasceu em Lisboa a 3 de Julho de 1850 e morreu em Hamburgo a 4 de Outubro de 1907. Durante a sua vida foi compositor, pintor, poeta e arqueólogo. De nacionalidade portuguesa mas de ascendência alemã, por parte do pai, e alsaciana, por parte da mãe, estudou desenho e música em Nuremberga, numa Academia dirigida pelo pintor Kremling. Em 1870, devido à guerra Franco-Prussiana, regressa a Portugal. Em 1890, o Ultimato Inglês inspirou Alfredo Keil para a composição do canto patriótico “A Portuguesa”, com versos de Henrique Lopes de Mendonça. A cantiga tornou-se popular em todo o país e seria mais tarde transformada no Hino Nacional de Portugal.
Este blogue foi criado em Área de Projecto, numa parceria entre Português e H.G.P. pelo 5ºA, agora, em 2010, 6ºA, turma que o gere. Publicamos todos os trabalhos realizados por todos aqueles que estão a comemorar o centésimo aniversário da República. Somos o Blogue das Comemorações da República do Agrupamento nº2 de Évora.
Viva a República!
À data da implantação da República foram inúmeros os artistas da época, que quiseram esculpir bustos da república. O busto da República de Tomás da Costa foi inaugurado por Afonso Costa em Outubro de 1911. A mulher que serviu ao escultor de modelo para o busto, Ilda Pulga, morreu em Lisboa no início da década de 90 aos 101 anos. Era natural do concelho alentejano de Arraiolos.
Os Presidentes da República Portuguesa
Joaquim Teófilo Fernandes Braga
Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue
Joaquim Teófilo Fernandes Braga
Bernardino Luís Machado Guimarães
Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais
João do Canto e Castro Silva Antunes Júnior
António José de Almeida
Manuel Teixeira Gomes
Bernardino Luís Machado Guimarães
José Mendes Cabeçadas Júnior
Manuel de Oliveira Gomes da Costa
António Óscar de Fragoso Carmona
Francisco Higino Craveiro Lopes
Américo de Deus Rodrigues Tomás
António Sebastião Ribeiro de Spínola
Francisco da Costa Gomes
António dos Santos Ramalho Eanes
Mário Alberto Nobre Lopes Soares
Jorge Fernando Branco de Sampaio
Aníbal António Cavaco Silva
Algumas obras a consultar
• História de Portugal, Amado, José Carlos, Verbo Juvenil. • Atlas Geográfico de Portugal, Ed. Asa. • Atlas de Portugal, Selecções do Reader´s Digest. • História Universal, Texto Editores. • História de Portugal, Texto Editores. • História Universal, Monnier, Jean, Vol III, Verbo Juvenil. • A Primeira e a Segunda República, Colecção Primeiras Perguntas, Ed. Formar. • Mataram O Rei, Magalhães, Ana Maria e Alçada, Isabel, Colecção Viagens no tempo, Ed. Caminho. • Viva a República, Magina, Ana Maria, Colecção Desabrochar, Editorial Lda. • A Morte do Rei, Palma, Margarida, Aletheia Editores • A Queda da Monarquia, Mónica, Maria Filomena, Publicações D. Quixote. • No Coração da África Misteriosa, Colecção Viagens no Tempo, Ed. Caminho. • História Júnior, Reis, A. do Carmo, Ed. Asa. • Diário da História de Portugal, Saraiva, José Hermano, Selecções do Reader`s Digest. • Portugal no século XX – Crónica em Imagens 1910-1920, Vieira, Joaquim, Círculo de Leitores. • Viva a República, Colecção Meu Portugal, Minha História, Ed. Desabrochar.
27 DE NOVEMBRO - FERNANDO LOPES-GRAÇA
-
EFEMÉRIDE - Fernando Lopes-Graça, compositor, musicólogo, pianista,
maestro, professor, investigador, teórico, crítico de arte e militante do
Partido Comun...
Para Ofélia, de Fernando.
-
Fernando Pessoa foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa, no
entanto, pouco se sabe sobre a sua vida amorosa. A sua relação descoberta é...
http://memoriadarepublica.blogspot.com/
-
Caros leitores:
Após um mês de "férias sabáticas", resolvi, com o vosso apoio, dar
continuidade ao trabalho encetado, embora em moldes um pouco diferentes.
...
CONGRESSO NACIONAL DE HISTÓRIA E CIÊNCIA POLÍTICA
-
12 e 13 de Maio de 2011 – Figueira da Foz Os 100 anos da I República
portuguesa convocam não só a celebração de um ideal que é parte integrante
da cultura ...
Livre d'or - Guestbook - Livras das visitas
-
*B e m - V i n d o*sobre este blog, em qual pode descobrir Portugal
através uma viagem pelo passado, com uma colecção
de postais antigos dos anos 1898 à ...
Tem bastante informação e está bem resumida. Parabéns.
ResponderEliminarManuel, 9.ºB, Benavente